Cartas para o amanhã - Onde eu estaria hoje se....#08

Onde eu estaria hoje se ....
Amanhã,
Às vezes me pego pensando sobre o rumo da minha vida, que decisões eu tomei ou não para viver exatamente onde estou hoje, acho o máximo divagar sobre essas questões e ainda tenho amigos que compartilham desta mesma prática, por assim dizer. Imaginar as inúmeras possibilidades sem que isso seja uma ferramenta de julgamento ou arrependimentos, apenas curiosidade.
Onde eu estaria hoje se não tivesse tomado aquele ônibus rumo à Sorocaba na sede de novos ares e na inocência dos meus 17 anos.
Onde eu estaria hoje se tivesse escolhido permanecer no meu estágio no Ministério Público com o sonho de um dia me tornar uma promotora.
Onde eu estaria hoje se tivesse escolhido estudar Psicologia ao invés de Direito.
Onde eu estaria hoje se tivesse optado por não engravidar e seguir a carreira de advogada.
Onde eu estaria hoje se não tivesse aceitado o convite para jantar daquele moço tímido e simpático que dividiu a conta comigo.
Onde eu estaria hoje se.....
Todos os dias faço escolhas que me levam a algum lugar e pensar como os caminhos podem ser tão diferentes parece mágico. Eu poderia estar vivendo em outro país, ou até mesmo nunca ter saído da minha cidade natal. Quais escolhas eu fiz que determinou o caminho até aqui, em qual momento poderia ter sido uma curva e sem perceber decidi pela reta, em qual momento escolhi a esquerda na bifurcação. Quantos pare eu respeitei e quantos sinais amarelo eu avancei.
Acho que o segredo está no mistério. Não sei dizer se acredito que tudo está determinado. Que graça teria imaginar que não importa o caminho que eu escolha, sempre chegarei ao mesmo lugar, porque assim o foi determinado. Talvez haja um script, isso eu acho plausível, mas eu diria que ele é escrito a lápis e o uso de borracha é permitido sem moderação.
Sigo nas suposições amanhã, gosto de olhar para minhas escolhas, não porque as amo ou as odeio, mas porque elas são a minha existência, cada uma me mostra um pedaço de mim, meus erros e acertos são a minha história e se tem uma coisa que eu amo nessa vida, é contar e ouvir histórias.
A pluralidade da vida e as suas mais diversas possibilidades de escolhas e acontecimentos me fascina e me amedronta.
Onde estarei amanhã se....
Quem saberá?
Onde você acredita que estaria hoje se?
Me conta!
Com afeto e curiosidade,
Ana.

Me encontre em outras redes: https://www.umcontocontadopormim.com.br/ https://www.instagram.com/umcontocontadopormim
Para ler as edições anteriores: https: //tinyletter.com/anamargonato/archive
* Todos os direitos reservados